Manifesto

Rede de Cidadania de Montemor‐o‐Novo

O que é?
Uma rede de cidadãos, aberta, diversa, democrática e apartidária, que pretende exercer a sua cidadania participativa para a construção de um futuro mais solidário, sustentável e próspero em Montemor-o‐Novo.

Porque existimos?
Queremos assumir responsabilidade na condução dos nossos destinos e qualidade de vida, para nós e para as futuras gerações promovendo localmente o diálogo e a dinamização de projectos nas áreas económica, social, cultural e ambiental.

Como vemos o nosso futuro?
Maior autonomia da comunidade local com o aumento da capacidade de resposta a acontecimentos locais ou globais, como são hoje a estagnação da economia, a exclusão social, os problemas ambientais e a excessiva dependência dos combustíveis fósseis e outros recursos não renováveis.

Quais são os nossos princípios de actuação?
Temos por base a Declaração Universal dos Direitos do Homem e os Princípios da Carta da Terra que defendem os valores pelos quais esta rede de cidadãos se irá reger no decorrer da sua existência, honrando a ética, a honestidade, a transparência e a humildade para assim construir confiança e credibilidade junto da sociedade civil de Montemor‐o‐Novo.
“A Carta da Terra é um amplo reconhecimento, declaração e consenso global sobre ética e valores para um futuro sustentável. Desenvolvido ao longo de um período de dez anos, no que foi chamado o mais extenso processo de consulta global associada a uma declaração internacional, a Carta da Terra foi formalmente aprovada por mais de 2500 organizações, incluindo instituições globais como a UNESCO e a União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN).“
Está traduzida em mais de 40 línguas e disponível em: http://www.earthcharterinaction.org/content/pages/Read‐the‐Charter.html

O que pretende esta rede ou movimento?
Objectivos:
  • Chamar a população de Montemor à participação, contando com o interesse, paixão e responsabilidade de cada um para que, em conjunto, possamos iniciar um novo ciclo de cidadania em Montemor‐o‐Novo.
  • Dinamizar consciência colectiva para as questões da sustentabilidade.
  • Formular propostas concretas e desenvolver acções para a sua implementação, nos diferentes domínios e de acordo com as competências reunidas.

Se pretende contactar ou ser contactado por esta Rede, pode-o fazer através do endereço de correio electrónico cidadania.montemor@gmail.com e receberá a resposta de um dos elementos do grupo coordenador, tão rápido quanto seja possível.